terça-feira, 1 de março de 2011

Sobrevivendo no caos

Hoje foi uma daquelas noites difíceis... Alice não parou de chorar e eu não preguei os olhos, claro...
Tinha planejado um dia cheio de tarefas, mas tive que priorizar as visitas ao médico, porque afinal tenho que cuidar de mim para poder cuidar da minha princesa. Durante a manhã me peguei chorando feito criança... Tenho leite e não consigo alimentar minha filha porque meu peito está seriamente machucado. Comprei a tal maquininha de tirar leite, mas ao encostar no bico, na primeira puxada chorei de dor, insuportável! Tentei meu pediatra, mas não consegui falar, juntando com o cansaço da noite sem dormir foi me dando um desespero, parece que nos tornamos incapazes e todos os obstáculos só crescem na nossa frente. Aí junta a aflição de uma mãe e o desespero de uma filha, que mesmo sem falar, sente absolutamente tudo. Os recém nascidos são completamente sensitivos e capazes de colocar á tona coisas que estão aparentemente escondidas atrás da figura materna.
Eu sei que todo o meu nervosismo, minhas angústias, medos e lágrimas passam diretamente e se refletem através da minha filha... mas como não sentir isso? Ou melhor, será que eu não devo sentir isso? Como transmitir calma se não é como eu mesma me sinto? Como canalizar e filtrar as dificuldades e transformá-las em coisas boas? Ainda estou em busca de respostas...
Sei que depois de ir ao médico e ser diagnosticada e devidamente remediada, me sinto mais tranquila. A dor e a aflição de não poder amamentar só intensificam os sentimentos que ficam abaixo da superfície. Mas nada como um dia após o outro, o suporte da família e o amor nos olhinhos dela. Isso realmente compensa tudo.

3 comentários:

  1. querida! estamos realmente na mesma fase! meu seio tb machucou devido eu tentar amamentar e o Noah recusar...me sinto chorosa e angustiada tb..ontem fui na gineco que me medicou para controlar a ansiedade e os choros inevitáveis, o remédio tb ajuda a produzir mais leite já que ele nasceu prematuro, ñ suga qto deveria e meu seio ainda ñ estava inteiramente preparado para a função...enfim, hj me sinto um tantinho mais animada e muito esperançosa! Como meu seio machucou estou usando um protetor de seio com gel que chama Mamare [é ótimo], ajuda a acalmar a pele e protege o mamilo, é geladinho e vc guarda na geladeira. Tb uso um creminho no mamilo e auréola que chama Lanolin tender care e é maravilhoso, pois o bebê pode sugar sem ter que lavar o seio o tempo todo e protege todo o mamilo, além de serem todos os ingredientes naturais! Bom, espero que as coisas se encaixem por aí, assim como por aqui!
    muitos beijos em vcs

    ResponderExcluir
  2. Rô é verdade que o nosso nervosismo passa para as crianças, não importa a idade que elas tenham. Não há como evitar esse stress dos primeiros meses de um primeiro filho. É muita coisa junta. Sem falar que os nossos hormônios estão todos descontrolados!!!
    Eu amamentei a Bia e nunca tive problemas com os mamilos, por isso não posso te ajudar muito com isso. Eu simplesmente adorava amamentá-la. Quando o Pedro nasceu e mamou pela primeira vez senti uma felicidade incrível, pois morria de saudades daquela sensação. Entretanto o Pedro tinha preguiça de mamar no peito, chorava muito e era preciso dar mamadeira, pois estava sempre com fome.
    Como você pode imaginar fiquei arrasada. Queria tanto poder amamentar o meu filho, queria poder dar o melhor para ele, mas não havia jeito. O meu marido, vendo todo aquele meu sofrimento, me disse que o que importava era que o nosso filho estivesse bem. Que estivesse alimentado. Não importava se esse leite era o meu ou o da lata, mas sim que ele estivesse alimentado. Depois disso me senti mais feliz e com isso o Pedro também ficou mais feliz.
    Portanto se a dor é muito grande, se o seu sofrimento é muito grande, tenta começar a alternar a mamadeira com o peito, quem sabe assim cicatriza melhor. O que importa é que a Alice esteja bem! E para que ela esteja bem você também precisa estar.
    Força amiga!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  3. ai amiga, fiquei tensa com seu post!!! espero que esteja melhor!!!

    ResponderExcluir