quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Encontro de amamentação

Ontem fui no encontro de amamentação no Espaço Nascente (R. Grajaú, 599) pela primeira vez. Trata-se de um encontro de novas mamães com seus filhotes tendo como assunto principal a amamentação. Adorei ter participado desse encontro, pois além de tirar dúvidas, dividimos as nossas aflições, nossos anseios, nossas experiências, nossas conquistas e descobertas. Foi importante para mim porque percebi que todas nós passamos pelas mesmas coisas e que os bebês, apesar de serem individualmente diferentes, têm um processo de evolução bem parecido, no fundo eles são "iguais". Na nossa troca de experiências nos damos conta de que para cada caso existe uma solução encontrada, não que funcione sempre, pois cada bebê é um bebê, cada mãe é uma mãe e cada caso é um caso. Nesse encontro eu me senti mais "normal", porque sozinha em casa você acaba pensando que certas coisas só acontecem com você, que seu filho chora demais, mama demais, ou de menos, não sabe se está dando muito ou pouco leite, se sente cansada... enfim lá eu pude descobrir que a maternidade é tudo isso e essas dúvidas e questionamentos fazem parte do processo, mas essa descoberta é muito mais gostosa se vemos mães em situação igual ou parecidas com as nossas. Porque não existe certo ou errado, verdadeiro ou falso, regra ou rotina, cada dia é um novo dia e com ele novas percepções virão. O importante é seguir nossos instintos, daqueles bem animais mesmo, parar de racionalizar e atender ao seu bebê do jeito que você consegue e confia, respeitando seus limites e os dele também e parar de dar ouvidos ao que os outros falam, porque a intenção sempre é boa, é ajudar, mas somente nós, as mães, é que podemos sentir e saber exatamente (isso vem com o tempo) o que pode fazer nossos filhos mais felizes. E assim nos conectamos com eles e estreitamos ainda mais o laço de amor natural de cada dia. E viva as breastfeeding mothers!

Um comentário:

  1. E viva as mamaes que ficam com seus filhos e não saem correndo pra trabalhar...eu entendo que hoje em dia é dificil ser mae 100% do tempo, mas quando eu vejo as babas sendo maes mais do que as maes...me da uma raiva...

    ResponderExcluir