segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Chupeta - vilã ou amiga?

Eu resisti muito para dar a chupeta e olha que minha filha ainda não tem um mês. Na primeira vez que tentei cheguei a chorar porque achei que não estava fazendo a coisa certa, além da chupeta ser quase maior que ela... Mas depois de passados alguns dias, amadureci a idéia e notei que, para mim, a chupeta foi uma aliada. Ás vezes depois de mamar minha filha continuava chorando e eu tinha a certeza que não era de fome, resolvi dar a chupeta e depois de muito esforço, porque os bebês não pegam a chupeta de primeira (e ás vezes nem de segunda) ela começou a chupar, ficou super calma e logo caiu num sono tranquilo. A decisão de dar ou não a chupeta deve ser da mãe, porque chupeta é algo que qualquer um pode dar e a mãe deve estar bem em relação a isso. No meu caso além de ser um tranquilizador, a chupeta foi uma forma de ela dar um respiro para o meu peito, que está bem machucado devido ás fortes sugadas que ela dá ao mamar.
Aliás, esse é outro ponto importante da amamentação: o bico do peito. Existem vários tipos e formatos de seios e consequentemente bicos. Há mulheres que não encontram problemas em amamentar, não sentem dor e nem machucam. No meu caso o bico ficou bem machucado. Como não sofro de falta de leite, muito pelo contrário, costumo amamentar de 2 em 2 horas em média, mas meu peito sofre um pouco... Primeiro foi o esquerdo que machucou, mas com a ajuda da pomada Lansinoh e MUITO SOL, melhorou e hoje está praticamente bom. Já o direito, continua machucado. Entre as mamadas melhora muito, mas basta uma para voltar exatamente ao que era, ou seja, carne viva. A dor não é suficiente para eu deixar de amamentar, mas confesso que nas primeiras sugadas tenho que me controlar para não derrubar lágrimas, depois melhora... Fora que tenho que andar com uma concha nos seios porque além de derramar leite toda hora, não consigo encostar nada, nem sutiã, nem camiseta nos meus seios. O que acaba atrapalhando meu contato com a minha filha também... Mas estou tentando resolver essa questão logo para poder amamentar e abraçar muito ela (sem concha).

2 comentários:

  1. Ro!! Parabens pelo blog!!

    Comigo foi a mesma coisa, ficou em carne viva. Tinha vontade chorar...mas segui uma dica que pra mim foi valiosa. Assim que a pequena mamar, passa um pouco do seu proprio leite no bico do seio e em seguida a pomada, Ela potencializa a sicatrizacao.
    A chupeta pra Bia tbm adiantou muito, pq ela em poucos dias "viciou" no peito.
    Mas digo a vc que ser mae e algo que nao se explica, apenas senti! As vezes preciso de um tempo so meu e peco para meu marido sair com a Bi...mas quando ela esta longe eu mooooorro de saudade e ligo pra saber como estao as coisas, estou sozinha mas minha cabeca esta com ela.
    Depois, mais para frente tricotamos sobre bercario, escolinha e etc...

    Bjao
    Cris

    ResponderExcluir
  2. Como estão as mamadas? E o seu peito? Melhor tudo?

    ResponderExcluir